viaje com joão

“por que não viajar?”, foi como joão paulo barbosa, viajante e fotografo brasiliense, respondeu logo de cara a minha indagação sobre o que o motivava a tantas andanças por ai.
mais de quarenta países, sete passaportes carimbados e muitas, muitas histórias para contar. aliás, isso é coisa que João faz muito bem. basta quinze minutos de conversa e você viaja da califórnia ao nepal, descobre como viver no timor leste e sobre como existe na espanha um lugar escondido “do tamanho de cinco chapadas com nove são jorges”, imagine só.
na fala de João, o mundo é infinito e tem dois tamanhos. é pequeno, fácil chegar. basta querer e você pode, por exemplo, passar um verão num veleiro na antártica. mas também é grande, enorme, “por isso não existe um fim em viajar, existem intervalos. viajar é coisa para vida inteira. é preciso conhecer aqui, ali e lá longe”, explica.
ver o mundo o levou a uma outra paixão: registrar o que via. se para fernando pessoa “viajar é preciso”, para joão há algo alem, é preciso também fotografar. lugares inócuos, paisagens paradisíacas, montanhas de gelo, praias de água azul cristalina. fotografias que, assim como ele, ganharam o mundo inteiro: foram mais de setenta exposições, em quinze países, e reconhecimento em importantes prêmios, como o da national geographic, em 2012, a menção honrosa memorial maria luisa, na espanha, e na patagonia photo contest, no chile, ambos ainda nesse ano.
Foto de Marcos Amend
entre um destino e outro, joão continua sua viagem em Brasília, cidade onde nasceu e onde mantém seu ateliê. “enxergo a cidade como um estrangeiro, com a mesma sede que se tem ao conhecer um novo lugar”.
a experiência fotográfica da volta ao lago é um convite a viajar e fotografar com ele em um dos seus roteiros preferidos na capital: as margens do paranoá. entre trilhas escondidas, subidas em morros e paisagens inspiradoras, você pode conhecer uma cidade nova, que vai despertar seu olhar.
da ponta da asa norte até o estonteante por do sol na ermida dom bosco, o que não vai faltar é motivo para um belo registro, porque brasília, como o mundo, é infinita em seus ângulos, cores e encantos.
quer viver sua cidade de outro jeito? Vem curtir no próximo domingo, dia 4, uma tarde para aprender muita fotografia, exercitar o olhar e conhecer os tops visus do nosso lago paranoá.
bora?
reserve aqui https://www.experimentebrasilia.com.br/experiencias/rota-fotografica e vem com a gente!
Lago Paranoá_Joao Paulo Barbosa
para conhecer o trabalho lindo do nosso anfitriáo, fotografo e viajante acesse : www.ashramphoto.com
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s